Star Wars: The Last Jedi – O que o título revela sobre o filme

Publicidade
0
337
Star Wars

Em uma manhã de segunda-feira tranquila como qualquer outra, a Disney e a Lucasfilm finalmente deram aos fãs de Star Wars o que eles queriam: o título oficial do Episódio VIII. Como você certamente sabe, o título é The Last Jedi (O Último Jedi), um título que quase certamente se refere a Luke Skywalker (Mark Hamill), o misterioso Mestre Jedi que se escondeu do resto da galáxia no tempo de O Despertar da Força.

Para os fãs que esperam que o título revele coisas novas sobre a sequência de Star WarsThe Last Jedi fornece uma resposta muito simples – uma que já foi dada por Johnson em entrevistas recentes: o filme focalizará em Luke e seu relacionamento com Rey (Daisy Ridley), cujo passado é um pouco misterioso.

Até a abertura de O Despertar da Força parece confirmar que Luke Skywalker é o último Jedi em questão:

Existe algo mais no título do que apenas uma referência ao Mestre Jedi?

A primeira coisa a notar sobre O Último Jedi é que ele parte dos outros filmes da saga. Enquanto todas as primeiras parcelas Star Wars  A Ameaça Fantasma, Uma Nova Esperança e O Despertar da Força – tiveram títulos de três palavras, suas sequências tendem a ter títulos contendo quatro palavras levando em consideração seu título original – Ataque dos Clones (Attack of the Clones) e O Império Contra-Ataca. O Último Jedi rompe com essa tradição, mas isso não é tão importante, já que não há uma regra que estabeleça que um título de Star Wars tem que ser de uma forma ou de outra.

Uma qualidade que muitos desses títulos parecem compartilhar é o que eles estão dizendo, mas também pode haver muita ambiguidade. Eles nem sempre significam o que você pensa. O Retorno do Jedi, por exemplo, funciona pelo menos de duas maneiras. Não só provoca a vitória de Luke sobre o Sith, mas também descreve a redenção de Anakin Skywalker. O Despertar da Força é um título ainda mais ambíguo à primeira vista – apropriado para um filme que é um pouco aberto quando se trata de histórias de origem dos personagens e o estado da galáxia.

O Último Jedi tem pelo menos uma coisa em comum com O Ataque dos Clones e O Império Contra-Ataca: todos esses títulos são um pouco mais diretos sobre seus filmes. À primeira vista, O Último Jedi funciona no mesmo nível. Esta é a história de Luke Skywalker – a que não vimos em O Despertar da Força.

Ao ouvir o título, muitos fãs ficaram preocupados que o filme de Johnson matasse o Mestre Jedi. A lógica por trás de seus medos é boa, é claro: se Luke vai treinar Rey nas técnicas de Jedi, e Rey é a protagonista da nova trilogia, isso significa que Luke teria que morrer para cumprir a profecia do título e fazer Rey o último Jedi?

Isso certamente iria de encontro aquele velho ditado: o mais velho passando o bastão para o mais novo. Em O Despertar da Força, Han Solo (Harrison Ford) foi o mentor de Rey e Finn (John Boyega) antes de morrer nas mãos de Kylo Ren (Adam Driver). O mesmo destino poderia ser reservado para Luke, especialmente se você olhar para trás em sua própria viagem e seus dois mentores – Obi-Wan Kenobi e Yoda, ambos dos quais morreram. Obi-Wan e Han tinham arcos semelhantes como mentores, introduzindo seus alunos em um mundo muito maior, mas morrendo no processo. O velho Luke, por outro lado, é semelhante a Yoda, o mestre sábio que deve ensinar ao herói incipiente tudo o que ele sabe antes de seu fim. Dada a tendência da Trilogia para reviver o passado, Luke poderia de fato terminar sua viagem da mesma maneira que Yoda fez – embora duvido que seja de velhice.

Mas se O Último Jedi não é uma referência direta a Luke, isso poderia significar que o título é de fato um jogo sobre a palavra “Jedi”? Afinal, a palavra é singular e plural. Portanto, poderia estar se referindo a Luke e Rey, que, ao completar seu treinamento, serão os únicos Jedi na galáxia. De repente, isso parece uma espécie de última posição para o Light side da Força, não é? Um pouco como Os Sete Samurais de Akira Kurosawa. É o último Jedi contra a força combinada da Primeira Ordem e os Cavaleiros de Ren pelo destino da galáxia. De qualquer forma, a influência de Kurosawa no título seria mais do que apropriada, uma vez que o trabalho do diretor japonês foi uma grande inspiração para os filmes da trilogia original de George Lucas.

O Último Jedi também poderia se referir a um grupo inteiro de pessoas. E se for em referência à antiga Ordem Jedi? Sabemos que, em algum ponto entre O Retorno do Jedi e O Desperta da Força, Luke foi procurar o primeiro templo Jedi em Ahch-To. Como ele chegou lá ainda não está claro, embora nós vamos, sem dúvida, aprender mais sobre isso no episódio VIII. Será que Luke viajou até as ruínas do templo para aprender os antigos segredos dos Jedi que vieram antes dele? Um segredo do Jedi que poderia finalmente derrotar o lado negro de uma vez por todas? Talvez Rey seja a chave para desvendar esse segredo…

Ou se o título é realmente uma referência ao último grupo de Jedi que Luke tentou treinar antes que eles fossem abatidos por Kylo Ren e seus Cavaleiros? A palavra “dark” foi jogada no ar por alguns dos membros do elenco do Episódio VIII ao falar sobre o roteiro de Johnson. Se esta sequência é realmente sombria, seu título poderia ser uma lembrança do maior fracasso de Luke – sua incapacidade de ensinar seus alunos… ou salvá-los. Esse significado oculto certamente acrescentaria muito peso emocional ao filme, especialmente quando se trata de Luke decidir assumir uma nova aluna.

Sim, é verdade que o título pareça tão curto e seco. Tão direto e intencional. Este filme é sobre Luke, que é o que muitos de nós esperávamos. Ele vai nos dar as respostas para muitas das perguntas que tínhamos deixado no cinema no final de O Despertar da Força e, sem dúvida, criar um confronto final entre os heróis e os vilões. Mas se os filmes anteriores de Star Wars nos ensinaram alguma coisa, é que devemos esperar algumas surpresas ao longo do caminho.

+ Confira mais novidades do cinema aqui no Jerimum!

Neste sino do lado inferior esquerdo, você se inscreve pra não perder nenhuma notícia do nosso site, assim você ficará sempre por dentro das últimas notícias do mundo geek ou se preferir curta nossa página no facebook.

Deixe um comentário