Saiba quais são os perigos de utilizar mais de um Antivírus no mesmo dispositivo

Publicidade
0
228
Antivirus
Foto: DenilsonMarcos.com.br
Publicidade

Acessar a internet é um hábito que se tornou comum na vida da maioria das pessoas. E, atualmente, é difícil encontrar alguém que não a utilize em suas pesquisas, trabalhos ou como fonte de entretenimento. Mas, é sempre válido lembrar que todo cuidado é pouco quando estamos navegando em “águas profundas” como a internet.

Existem muitas lendas e mistérios acerca do mundo virtual, como sites desconhecidos, vazamento de informações sigilosas, programas duvidosos, além de uma infinidade de armadilhas cibernéticas. E, a melhor maneira para se prevenir dessas ameaças é utilizar um bom antivírus em sua máquina.

Como esses produtos trazem segurança para os usuários, tem gente que acaba instalando dois ou mais programas diferentes no mesmo dispositivo para aumentar seu poder de proteção. O que muitas pessoas não sabem é que, ao fazer isso, estão tornando suas máquinas muito mais vulneráveis.

Para um antivírus rodar tranquilamente em seu computador ele precisa utilizar uma quantidade considerável de recursos e executar essas tarefas demanda muito espaço na memória RAM. O programa geralmente inicia sua proteção junto com a inicialização do sistema ou até mesmo antes de seu carregamento completo.

Ao rodar mais de um antivírus ao mesmo tempo, o computador fica sobrecarregado, comprometendo todo seu desempenho. Com seu sistema instável, o encontro entre os dois programas pode ocasionar um erro e corromper alguns arquivos essenciais para o aparelho, ocasionando desde pequenas falhas até um colapso total em seu dispositivo.

computador celular antivírus
Foto: Bruno Fortuna/Fotos Públicas

A quarentena é outra situação em que ocorre conflito quando há dois ou mais antivírus no mesmo computador. Quando um programa arrasta a ameaça para sua quarentena, o outro ignora o fato e continua sinalizando o arquivo como perigoso, solicitando sua remoção.

Outro ponto a ser observado é que os dois programas ficam em constante monitoramento, sendo assim, um pode detectar o outro como uma falsa ameaça e alertar o usuário para possíveis riscos que, na verdade, não passam de um engano. E, quando um antivírus anula o outro, a sua máquina fica desprotegida e aberta para sofrer novos ataques cibernéticos.

Para proteger completamente seu computador escolha um antivírus com proteção de alto nível, como as soluções da Bitdefender. Ideal contra ameaças on-line, a empresa possui a melhor taxa de detecção de malwares do mercado, além de proteção completa de dados e funções específicas para firewall. E tudo isso sem comprometer o desempenho da sua máquina.

Você já conhecia os riscos de ter 2 antivírus instalados na sua máquina? Compartilhe este post com seus amigos!

+ Não deixe de conferir outras novidades da tecnologia aqui no Jerimum!

Neste sino do lado inferior esquerdo, você se inscreve pra não perder nenhuma notícia do nosso site, assim você ficará sempre por dentro das últimas notícias do mundo geek ou se preferir curta nossa página no Facebook.

Deixe um comentário