Animes, Featured

Personalidade de Goku é explicada com base na ciência

Uma das perguntas mais frequentes para qualquer fã de Dragon Ball é a razão por trás da mudança súbita da personalidade de Goku quando criança: inquieto, agressivo e determinado; e depois um ser pacífico, de bom coração e eternamente inocente.

Essa metamorfose essencial mudou o destino do icônico herói, que foi enviado à Terra para destruí-la. Em outras palavras, graças a um pequeno golpe sofrido enquanto estava com o Vovô Gohan, Goku adquiriu a personalidade que o levou a se tornar um guerreiro respeitado e possuir um coração que lhe permitiu transformar-se em Super Sayajin depois.

Mas o que realmente aconteceu no cérebro de Goku depois dessa lesão?

“A lesão cerebral traumática (TBI) é a lesão das estruturas da cabeça produzidas pelas forças mecânicas”. Embora seja geralmente leve, é a principal causa de morte entre crianças de 1 a 14 anos, e alguns estudos indicam que ela pode estar ligada ao desenvolvimento de certos transtornos mentais.

As lesões na cabeça causam inflamação no cérebro, o que, por sua vez, provoca uma maior permeabilidade da barreira hematoencefálica, uma barreira que protege o cérebro de elementos prejudiciais transportados pela corrente sanguínea. A inflamação permite que essas substâncias entrem no cérebro, causando diferentes tipos de lesões cerebrais prejudiciais.

Por outro lado, apesar da opinião popular, Goku não tem qualquer tipo de atraso mental; Além disso, o Sayajin é um gênio na arte em que dedicou toda sua vida: o combate. Dominando técnicas impossíveis, criando estratégias elaboradas, adaptando-se ao estilo de seu oponente quase instintivamente … Goku sempre demonstrou um nível de concentração e talento – aumentando sua cultura de esforço e determinação – típica de um indivíduo com síndrome de Asperger – uma desordem ligada ao espectro autista, algo que inclui quem sofre com isso em seu próprio universo, isolando-o do resto.

Esta particularidade deu origem aos chamados “gênios desajustados”, e entre eles há um grupo de pessoas que conseguiram interagir com os outros, apenas sem se adaptarem às normas e permanecendo distantes dos comportamentos convencionais. O que explica como um indivíduo como Goku é capaz de trabalhar, ir a festas, ter relacionamentos, mas entender a importância da paternidade ou o valor de um beijo.

Agora, existe algum tipo de relacionamento ou similaridade entre o trauma cranioencefálico e o distúrbio do espectro do autismo? De acordo com alguns estudos, embora não sejam os mesmos, ambos os distúrbios compartilham sintomas, mecanismos bioquímicos e expressões comportamentais.

Dada a natureza ficcional do personagem e tendo em conta o estilo de Akira Toriyama, o autor poderia ter usado as causas e os efeitos de ambos os distúrbios como uma inspiração para a personalidade de Goku e isso seria explicação óbvia para a drástica mudança de comportamento dele. Mas você, o que você pensa sobre isso?

Quer ficar por dentro das novidades de Dragon Ball? Fiquem ligados aqui no Jerimum Geek!

No sino do lado inferior esquerdo, você se inscreve pra não perder nenhuma notícia do nosso site, assim você ficará sempre por dentro das últimas notícias do mundo geek ou se preferir curta nossa página no Facebook

You Might Also Like

Deixe um comentário