Este é o significado do “grito de guerra” de Wakanda em novo teaser de Vingadores

Publicidade
0
186

A Disney acaba de apresentar um novo comercial de TV de Vingadores: Guerra Infinita. Entre as novas imagens, incluindo uma sequência em que as tropas de Wakanda se preparam para seu confronto contra Thanos, podemos ver o Rei T’Challa (Chadwick Boseman) conduzindo o seu exército e fervorosamente gritando a palavra Yibambe, que é imediatamente repetida em coro por todos os seus guerreiros, na maneira de um grito de guerra feroz.

Mas e aí, o que significa Yibambe? Irei explicar agora para você:

Embora seja verdade que a nação de Wakanda é fictícia, ela é fortemente inspirada por diversas correntes culturais na África. Na trama, o idioma original dos “wakandanos” é o Xhosa, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul e uma das 16 do Zimbábue. Segundo a tradução, em Xhosa, “yibambe” significa “manter-se firme”, “permanecer em formação”.

A palavra já tinha sido usada anteriormente na MCU, mas precisamente no filme solo do Pantera Negra (2018), na cena em que o T’Challa luta contra M’Baku (Winston Duke) da tribo Jabari; Em um momento do combate, Nakia (Lupita Nyong’o) grita «yibambe» para encorajar seu rei.

Abaixo, você pode conferir o novo comercial de TV de Vingadores: Guerra Infinita

Para mais novidades do universo Marvel, fique atento aqui no Jerimum Geek

No sino do lado inferior esquerdo, você se inscreve pra não perder nenhuma notícia do nosso site, assim você ficará sempre por dentro das últimas notícias do mundo geek ou se preferir curta nossa página no Facebook ou Twitter

Deixe um comentário