Cinema, Featured

Filmes da Marvel em ordem cronológica antes de Guerra Infinita

vingadores guerra infinita

O Universo Cinematográfico Marvel enfrenta momentos decisivos que, inevitavelmente, levarão os heróis a enfrentar Thanos na iminente Guerra Infinita. O filme, que estreia no dia 26 de abril, encerra 10 anos de filmes que começaram com o Homem de Ferro.

Depois de 18 filmes, é difícil lembrar de todos os detalhes que levaram os super-heróis a unir forças – e seus destinos – para defender o planeta da ameaça intergalática de Thanos e do poder das Joias do Infinito.

Se você ainda está perdido com os acontecimentos que rondam este universo, é melhor fazer uma revisão dos filmes e eventos relacionados aos mesmos – em ordem cronológica, para ter noção de todos os saltos temporários antes da famigerada Guerra Infinita.

CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR (lançado em agosto de 2011)

O primeiro filme na ordem cronológica seria o que mostra as origens do membro mais antigo do grupo de super-heróis. Durante a Segunda Guerra Mundial, o insignificante Steve Rogers recebe o “Soro do Super-Soldado” e se torna o lutador perfeito. O jovem Howard Stark, pai de Tony Stark, dá-lhe o seu escudo emblemático antes de partir para a fronte na Europa e lutar contra o Caveira Vermelha.

A chave do filme é o Teseract, o artefato descoberto pelo caveira e usado para impulsionar sua tecnologia avançada. Um cubo de cor azul que contém a Joia do Espaço, e que acaba submergindo nas águas frias do oceano. Nas cenas pós-créditos, o Capitão América, que passou quase 60 anos congelado, conhece Nick Fury, que tem uma importante missão para ele… liderar a iniciativa Vingadores.

HOMEM DE FERRO (abril de 2008)

Pressupõe que, por ordem de estreia, o Homem de Ferro seja o verdadeiro ponto de partida do universo cinematográfico da Marvel. No primeiro filme produzido pela Marvel
Studios, o genial milionário Tony Stark (Robert Downey Jr.) desenvolve um traje de alta
tecnologia para escapar depois de ser sequestrado e mutilado por terroristas. Após alguns ajustes, torna-se definitivamente o conhecido homem de ferro.

Tudo o que veio depois tem sua origem na cena pós-créditos em que Nick Fury, sempre interpretado por Samuel L. Jackson propõe a Tony Stark para se juntar aos Vingadores.

O INCRÍVEL HULK (junho de 2008)

A história de Bruce Banner, um cientista que lida com seu alter ego, Hulk, ocorre no mesmo espaço em que o Homem de Ferro 2 e Thor. Portanto, a ordem dos três filmes é intercambiável. Na cena pós-crédito deste filme, Tony Stark propõe ao General Ross formar uma equipe.

HOMEM DE FERRO 2 (abril de 2010)

Nesta edição, Tony Stark deve enfrentar Ivan Vanko (Mickey Rourke), filho do cientista Anton Vanko, que teve um conflito com o pai de Stark. Ele construiu trajes blindados para enfrentar o Homem de Ferro. A cena extra mostra o agente da SHIELD, Phil Coulson, indo ao deserto para encontrar, dentro de uma enorme cratera, nada menos que o martelo de Thor.

THOR (abril de 2011)

O deus nórdico Thor (Chris Hemstworth) é banido para a Terra por seu pai Odin (Anthony Hopkins), perdendo seu martelo mágico no caminho. Thor recupera a arma e consegue derrotar o Destruidor, controlado por seu irmão Loki (Tom Hiddleston). Na cena pós-créditos, o novo companheiro científico de Thor, Erik Selvig, está trabalhando com Nick Fury no Tesseract depois que ele foi recuperado do oceano pela SHIELD… porém, é revelado que Selvig está sendo controlado mentalmente por Loki.

OS VINGADORES (abril de 2012)

O sexto filme em ordem cronológica mostra muitos dos super-heróis da Marvel juntos pela primeira vez na tela grande. Todos se juntam quando Loki tenta conquistar o planeta depois de roubar o Teseract da SHIELD e iniciar uma invasão Chitauri. No final do filme, o Teseract é armazenado no cofre de Odin em Asgard. Uma de suas duas cenas pós-créditos deu aos fãs a primeira e ameaçadora aparição de Thanos, que já era conhecido por ser o arqui vilão por trás de toda a trama.

HOMEM DE FERRO 3 (abril de 2013)

De volta à saga do Homem de Ferro, Tony Stark sofre de transtorno de estresse pós-traumático depois do que aconteceu em Vingadores e da grande batalha em Nova York. Na trama, seu rival Aldrich Killian desenvolve um tratamento chamado Extremis que
cura até os ferimentos mais graves. Além disso, um misterioso terrorista chamado Mandarin ameaça o super-herói. Na cena pós-créditos, Stark faz revelações ao seu companheiro de “trabalho” e amigo, Bruce Banner.

THOR: O MUNDO SOMBRIO (outubro de 2013)

Os Dark Elves liderados por Malekith planejam conquistar todos os reinos usando o poder de uma substância chamada Éter.

CAPITÃO AMÉRICA: SOLDADO INVERNAL (março de 2014)

Uma conspiração dentro SHIELD faz o Capitão América descobrir que os tentáculos da Hydra estão em seus níveis mais elevados. Este filme prepara o palco para Vingadores: Era de Ultron.

GUARDIÕES DA GALÁXIA (agosto de 2014)

O centro da trama é o Orb, uma peça que esconde a Joia da Realidade – algo que não pode ser manipulado por um mero mortal… e que precisamente revelou a natureza da celestial de Peter Quill.

VINGADORES: ERA DE ULTRON (abril de 2015)

A Joia da Mente é surripiada do Barão von Strucker pelos Vingadores, causando o nascimento de Ultron na sede da Stark. Finalmente a pedra termina na testa de Visão, o androide emergiu da evolução de JARVIS: a Inteligência Artificial criada por Tony Stark. Na cena pós-créditos, Thanos reaparece quando coloca sua Manopla do Infinito e sai para coletar a joias por conta própria.

HOMEM-FORMIGA (julho de 2015)

O ladrão Scott Lang é libertado da prisão e contratado pelo multimilionário Hank Pym para roubar um dispositivo que permite que as pessoas sejam reduzidas a uma escala microscópica. Um divertido filme de roubos sem, a priori, qualquer importância no macro trama das Joias do Infinito.

CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL (abril de 2016)

Motivados pela destruição de Sokovia na Era de Ultron, políticos exigem que os vingadores trabalhem sob a supervisão das autoridades, algo que divide os heróis em duas frente: uma liderada por Tony Stark, o símbolo do controle governamental, e Steve Rogers, que após sua experiência na SHIELD se recusa a seguir tais regras.

Nesta edição, o Homem-Aranha (Tom Holland) se junta a franquia, aparecendo em batalha aeroporto, uma das cenas mais célebres universo cinematográfico da Marvel. Envolve também a apresentação do Pantera Negra (Chadwick Boseman).

HOMEM-ARANHA: DE VOLTA AO LAR (julho de 2017)

Depois de aparecer ao lado de vingadores na batalha da Guerra Civil, Peter Parker deve enfrentar o Abutre e sua equipe criminosa que vende armas com a tecnologia Chitauri. Um filme que se desenvolve apenas alguns dias depois da Guerra Civil e em que Tony Stark continuará a ser o mentor de Peter Parker. Na verdade, no final do filme surge a Aranha de Ferro, a nova armadura melhorada que o Homem de Ferro lhe dá no final do filme e que Peter Parker usará na Guerra Infinita.

PANTERA NEGRA (fevereiro de 2018)

T’Challa é nomeado rei de Wakanda após a morte de seu pai na Guerra Civil, assumindo completamente o papel do Pantera Negra. Depois de uma missão para localizar o traficante de armas Ulysses Klaue (que apareceu em Era de Ultron) e um carregamento roubado de vibranium, Erik Killmonger parece ameaçar o T’Challa.

Após a derrota da ameaça e de confirmar sua ascensão ao trono, T’Challa revela ao mundo o enorme desenvolvimento de Wakanda, motivado pelo impacto de um meteorito Vibranium séculos atrás, em uma das cenas pós-créditos. A segunda sequência mostra o despertar de Bucky , que está novamente consciente depois de permanecer congelado em Wakanda.

DOUTOR ESTRANHO (outubro de 2016)

O cirurgião Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) sofre danos irreparáveis nas mãos após um acidente de carro, encerrando assim, a sua magnífica carreira. Buscando a cura para sua condição, ele se torna um estudante das artes místicas. Quando um feiticeiro renegado chamado Kaecilius (Mads Mikkelsen) ameaça invocar um ser maligno chamado Dormmamu, Strange usa um artefato chamado Olho de Agamotto para salvar a Terra.

Este artefato é a Joia do Tempo e, após usá-la para derrotar Dormmamu, o Doutor Estranho a mantém no cofre de Kamar-Taj. Em uma das duas cenas pós-créditos, Strange recebe Thor em sua casa e começa a ter conhecimento da grande macro-trama que envolve as Joias do Infinito.

GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL. 2 (abril de 2017)

Em sua segunda aventura solo, os anti-heróis galácticos exploram as origens de Peter Quill, que descende de uma antiga raça de seres… algo que explica por que ele foi capaz de segurar uma joia do Infinito em suas mãos.

Além disso, Nebula – meia-irmã de Gamora e filha adotiva de Thanos – promete ir atrás dos passos do Titã Louco para fazê-lo pagar por tudo que ele fez. Em uma de suas cinco cenas pós-créditos, Ayesha, a soberba chefe dos Soberanos, mantém um ás na manga para consumar sua vingança contra os Guardiões da Galáxia. A sequência mostra sua nova criação, que parece indicar que seja Adam Warlock, um dos personagens mais poderosos e chaves na trama cósmica da Marvel.

THOR: RAGNAROK (outubro de 2017)

O terceiro filme solo do deus do Trovão é aquele que está localizado no início da Guerra Infinita. Nesta brincadeira sideral, a malvada deusa Hela tenta provocar a destruição profetizada de Asgard, conhecida como Ragnarok, enquanto Thor acaba perdido junto com Loki em um planeta chamado Sakaar. É neste filme que se descobre que o Hulk chegou ao planeta dois anos antes depois de fugir em um Quinjet no final da Era de Ultron e que desde então, não havia retornado a sua forma natural de Bruce Banner.

O enredo é importante na trama das Joias do Infinito porque em um ponto no filme, Loki rouba o Teseract do cofre de Odin. E em uma das sequências pós-créditos de Ragnarok, a nave Asgardiana em que Thor, Loki, Hulk, Valkirya e vários sobreviventes escaparam, é interceptada por Thanos.

Para mais novidades do Universo Marvel, fique ligado no Jerimum Geek!

No sino do lado inferior esquerdo, você se inscreve pra não perder nenhuma notícia do nosso site, assim você ficará sempre por dentro das últimas notícias do mundo geek ou se preferir curta nossa página no Facebook

Deixe um comentário