Cinema, Featured

7 semelhanças entre Superman (1978) e Mulher-Maravilha (2017)

Quando falamos sobre filmes de super-heróis, o clássico Superman (1978) é certamente um dos favoritos de muitas pessoas. Já para a era atual, quem é considerado o melhor filme do Universo DC, quase unanimemente – pelo menos por enquanto – é Mulher-Maravilha (2017).

Muitos argumentam que o sucesso acima mencionado surge da narrativa que o filme gere, tendo sido o primeiro a romper com a “tendência sombria” presente em outras parcelas da franquia.

Sendo um novo clássico, Mulher-Maravilha é um filme que tem várias semelhanças dentro de sua trama com os presentes no Superman. E agora, apresentaremos 7 delas:

1. Ambos são filmes de origem

Mulher-Maravilha, Superman, universo dc, dc comics, Gal Gadot… Pode parecer redundante, mas o fato de que os dois filmes são apresentados, nos mostra que os dois jovens atores gradualmente descobrem seus super poderes e desenvolvem o controle sobre eles através de muito treino – no caso da Mulher Maravilha; e por experimentação e lutasno caso do Superman – o que expõe que eles são mais poderosos do que todos a sua volta.

2. O papel na construção do herói

Para Superman (Christopher Reeve), sua educação com os Kents foi o que moldou sua natureza heroica; e no caso da Mulher Maravilha (Gal Gadot), seu treinamento com Antíope (Robin Wright) a transformou em uma guerreira.

Em ambos os casos, os pais biológicos são aqueles que colocam limites em suas ações: Jor-El (Marlon Brando) explica a Clark que ele não deveria interferir com a história humana; e a rainha Hipólita (Connie Nielsen) aconselha Diana a não se juntar à guerra de outros. Ambos os heróis desobedecem.

4. O interesse amoroso

A construção do interesse romântico e sua dinâmica com o herói é idêntica em ambos os filmes, onde a figura feminina é colocada como agressiva e direta, o que se choca com a parte masculina mais submissa.

Lois Lane (Margot Kidder) é uma repórter que costuma assumir riscos contrastando com o tímido Clark Kent; enquanto Diana é uma mulher muito autoconfiante, cujo comportamento  faz de Steve Trevor (Chris Pine) um soldado tradicionalista.

5. O destino de seus amores

Em ambos os filmes, os interesses amorosos dos heróis sofrem do mesmo destino: eles morrem por causa de sua própria ação imprudente. Lois Lane é enterrada em um deslizamento de terra por ir atrás de uma exclusiva, enquanto Steve Trevor decide pilotar o avião carregando uma arma química e acaba explodindo no ar.

Apenas Lois consegue se salvar de seu destino quando o próprio Superman quebra a regra de seu pai e recomeça o tempo até momentos antes do acidente.

6. O vilão

Em ambos os filmes, o principal vilão se caracteriza por permanecer “escondido” na maior parte do filme: Lex Luthor (Gene Hackman) vive em um esconderijo subterrâneo enquanto planeja uma maneira de controlar o mundo; enquanto Ares, o deus da guerra, permaneceu escondido na aparência de Sir Patrick (David Thewlis), um líder militar veterano aparentemente inofensivo. Em ambos os casos, os vilões são expostos ao herói momentos antes do clímax do filme.

7. Mais que humano

No final de ambos os filmes, uma nova revelação ocorre quando os heróis exibem uma habilidade impossível, o que os aproxima dos deuses vivos: Superman é capaz de girar o planeta numa grande velocidade para alterar sua rotação e voltar o tempo; enquanto a Mulher-Maravilha acaba por ser a filha de Zeus, o que a torna um tipo de arma viva criada com a missão de destruir um deus e que parou de envelhecer, como seres humanos.

Você notou essas semelhanças entre os dois filmes?

Vocês são fãs da Mulher-Maravilha ou do Superman? Não deixe de conferir as novidades aqui no Jerimum!

Na versão para desktop você poderá visualizar um sino no qual poderás se inscrever para receber todas as atualizações do Jerimum Geek. Caso queira nos acompanhar nas redes sociais pedimos que acessem a nossa página no Facebook para curtir e seguir nossas notícias.

Deixe um comentário