Featured, Notícias

7 curiosidades sobre o glutão, o mamífero que inspirou Wolverine

wolverine marvel

Durante muito tempo, uma ideia circulou na América Latina informando que Wolverine, um dos personagens mais conhecidos e queridos da Marvel, foi inspirado nas características do guepardo, o animal terrestre mais rápido do planeta.

Mas as coisas são realmente diferentes: Wolverine é realmente inspirado por um animal conhecido por glutão [gulo gulo] ou carcaju. Esse mamífero da família dos Mustelideos, ordem Carnívora, vive no Hemisfério Norte, nas zonas frias da Sibéria, Escandinávia, Alasca e Canadá.

Fuçando a net por esses dias, me deparei com algumas curiosidades desse animalzinho que são semelhantes as de Logan. Vamos conferir?

1. Têm uma força desproporcional

glutão gulo gulo carcaju

Foto: MICHAL NINGER / SHUTTERSTOCK

Anatomicamente, o glutão é um animal carnudo, com muitos músculos e que tem a capacidade de caçar animais muito maiores do que ele, como veados, cervos, alces e bisonte. Os glutões também têm uma pele muito grossa , maxilares poderosos e garras afiadas.

Muitas pessoas até alegaram ter visto eles matando ursos e lobos – mas isso aqui fica no campo das falácias populares. Embora muitas dessas alegações possam ser falsas, não há dúvida de que é um animal que você não quer encontrar pela frente.

2. São animais solitários

carcaju glutão

Foto: ERIK MANDRE / SHUTTERSTOCK

Não deixe esse olhar amigável te enganar! Carcajus são animais solitários que não gostam de andar em grupos. Os menores permanecem com a mãe somente até as 10 semanas de vida, quando são desmamados.

3. Eles podem ter até 3 parceiros durante a vida

Foto: ONDREJ PROSICKY / SHUTTERSTOCK

Eles praticam a poligamia! O gulo gulo masculino – em sua forma mais bem sucedida, pode ter durante a vida duas ou três fêmeas que eles visitarão ocasionalmente, enquanto outros glutões permanecerão solteiros.

4. Duração de vida

O gulo gulo geralmente vive entre 8 e 10 anos na natureza, embora em cativeiro eles possam sobreviver até os 15 ou 17 anos de idade. Os principais predadores dos glutões são lobos cinzentos.

5. São apaixonados pelo frio

Foto: JAMEN PERCY / SHUTTERSTOCK

Os carcajus só podem encontrados nas regiões árticas – geralmente no norte do Canadá, no Alasca, na Sibéria, na Rússia, na península escandinava…

6. Eles têm significados diferentes de acordo com o idioma

O nome do glutão em vários países, como espanha, frança ou alemanha, significa que é um animal que come muito ou que tem uma fome insaciável. Até aqui, nenhuma surpresa.

Mas, no antigo nórdico, eles usaram uma palavra para se referir a ela como um gato de montanha. Por outro lado, o nome em inglês, carcaju (wolverine), supostamente começou como uma referência a um lobo pequeno.

7. Eles foram tomados como inspiração em várias culturas

O estado do Michigan, Estados Unidos, é conhecido como o estado do carcaju, onde até mesmo a universidade estadual tem o animal como bicho de estimação. No entanto, glutões não são comuns nessa área. Em 2004, um desses animais foi avistado, sendo o primeiro em 200 anos.

As origens dos glutões no estado de Michigan ainda são incertas, embora acredita-se que pode ter a ver com o comércio de suas peles três séculos atrás.

Por outro lado, em uma das histórias mitológicas dos aborígenes Innu, em Quebec e Labrador, no Canadá, os glutões “são os criadores do mundo”.

Mas não há dúvida de que a influência mais conhecida é a de Wolverine, um dos personagens mais amados da Marvel. Tanto Logan, quanto o glutão, tem força extraordinária, uma personalidade solitária e grandes garras afiadas.

Você já sabia todas essas coisas sobre o glutão, o animal que inspirou Wolverine? O que achou dessas curiosidades?

Para mais novidades e curiosidades, continuem acessando o Jerimum Geek!

No sino do lado inferior esquerdo, você se inscreve pra não perder nenhuma notícia do nosso site, assim você ficará sempre por dentro das últimas notícias do mundo geek ou se preferir curta nossa página no FACEBOOK

Deixe um comentário