Como proteger seu computador contra o recente ataque de malware

Publicidade
0
154
malware
Publicidade

Uma nova onda de ataques ransomware varreu o mundo na terça-feira (27), começando com a Ucrânia e se espalhando para outras regiões do mundo. No Brasil, por exemplo, empresas e bancos de diversos países foram vítimas do novo ciberataque que “sequestra” arquivos de computadores e pede um resgate em dinheiro. O ataque foi imediatamente comparado ao WannaCry do mês passado, mas esse não é o caso, já que o novo ransomware não é tão viral.

Os pesquisadores já encontraram uma maneira simples de proteger as máquinas Windows que podem ser afetadas pela Petya, mas isso não impedirá que elas a espalhem para outros computadores.

A “vacina”, como a BBC o chama, é fácil de implantar. O que você precisa fazer é criar um arquivo somente leitura chamado perfc e colocá-lo na pasta “C: \ Windows” no seu computador. Isso deve parar o ataque, mas seu computador ainda pode transmitir a “doença” para outros. O computador Bleeping detalha a correção temporária e fornece um arquivo em lote que pode ser usado para automatizar a criação do arquivo.

Se o seu computador estiver executando uma versão atualizada do Windows, você não vai “contratar” este malware Petya. Mas nem todos têm as versões mais recentes do Windows em suas máquinas, especialmente corporações. A BBC observa que várias metas foram atingidas na terça-feira, incluindo o banco central da Ucrânia, um gigante do petróleo russo, mas também uma empresa de publicidade e um escritório de advocacia nos EUA.

Se ativado, o Petya exigirá um resgate no valor de $300 em Bitcoin.

Petya ainda é muito perigoso. A Equipe de Resposta de Emergência do Computador de Cingapura (SingCERT) explicou que o malware não apenas criptografa arquivos segmentados, mas também impede o computador de carregar o sistema operacional. Além disso, ele pode se espalhar para outros PCs na rede.

Outras novidades do mundo tech e notícias sobre malware você confere aqui!

Neste sino do lado inferior esquerdo, você se inscreve pra não perder nenhuma notícia do nosso site. Assim você ficará sempre por dentro das últimas notícias do mundo geek. Se preferir curta nossa página no Facebook